Segunda Via do Cartão SUS


Vamos tratar aqui sobre como tirar a segunda vida do cartão do sus. O SUS – Sigla referente a Sistema Único de Saúde teve sua criação realizada pela Constituição Federal Brasileira do ano de 1988 e é composto em sua totalidade por ações e também serviços de saúde sobre gestão de saúde pública

Tudo isso por meio do trabalho realizado em conjunto e também articulado entre o Ministério da Saúde e secretarias municipais e estatais de saúde no Brasil.

Diante disso, ele possui um perfil de universalidade e gratuito, portanto, todos os cidadãos possuem o direito de ter à assistência pelo SUS, além disso, os serviços são totalmente grátis.

segunda-via-cartao-sus

Assistência do SUS

O SUS possui três diferentes níveis de atenção, organizada conforme ação, sendo:

  • Básica: estão disponíveis consultas com as especialidades básicas (Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia) e são oferecidas diferentes ações que envolvem a prevenção de doenças, o diagnóstico e o tratamento das doenças mais frequentes.
  • Média complexidade: Podemos citar alguns para exemplificar: exames complexos de ultra-som e também raios-X, fisioterapia, terapias do tipo especializadas, diferentes tipos de cirurgias também ambulatoriais, etc.
  • Alta complexidade: alta tecnologia e  de alto custo, para exemplificar podemos listar alguns como assistência total ao paciente com diagnóstico de câncer, cirurgia do tipo cardiovascular, transplantes diversos, procedimentos complexos de neurocirurgia, alguns exames mais complexos, procedimentos de diálise e cirurgia bariátrica (redução de estomago).

Como fazer a segunda vida do cartão sus (Cartão SUS)

Através do Cartão Nacional de Saúde ou Cartão SUS é possível identificar o usuário do SUS, com isto neste cartão ficam as informações pessoais entre outros dados do cidadão.

Através do Cartão SUS é possível facilitar a marcação direta de atendimentos e consultas, além de garantir o acesso aos medicamentos, já que as secretarias ,sejam elas municipais ou estaduais de saúde também são os responsáveis dentre outras coisas por realizar este cadastramento.

Para conseguir obter o seu Cartão SUS é preciso ir até uma UBS ligada a esta rede que seja mais próxima da sua casa, levando documentos que possam te identificar assim como CPF, RG e PIS além do seu mais atual endereço através de comprovante.

Segunda via do cartão SUS

Caso ocorra a perda do cartão a segunda via poderá ser emitida a na mesma posto de atendimento de saúde em que foi realizado o  seu primeiro exame. Caso não exista a possibilidade de identificar qual é o número anterior pode ser solicitado à criação do cartão novo.


One response on “Segunda Via do Cartão SUS

  1. Olá gostaria de uma informação perdi o cartão do sus do meu filho e no posto de saúde me informaram que deveria fazer um boletim de ocorrência gostaria de saber se é realmente necessário?

Deixe uma resposta